“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4.12

domingo, 4 de setembro de 2011

Fim do Propósito

Carta de uma adolescente, contando sua experiência sem assistir TV por uma semana.




"Tudo posso Naquele que me fortalece"

Querido amigo,

Aqui na minha igreja, um dos professores da Escola dominical propôs um desafio, um propósito do tipo 007 - Missão impossível, se levarmos em conta que tal desafio foi dado para adolescentes de 12 á 16 anos que vivem cercados e influenciados pela mídia e tecnologias, que de certo modo não vivem sem esses adornos.
Claro, o que faríamos sem a geladeira? Ela é uma tecnologia que conserva os alimentos frescos, aumentando assim sua durabilidade. Não seria nada legal ter que jogar fora as coisas que nossos pais ralaram tanto para conseguir. Agora... e quanto a TV? Quão importante é a televisão numa sociedade que todo controle e domínio pertencem à mídia e às tecnologias? Eu diria que ela é indispensável.
Pois bem, nosso desafio era passar uma semana sem sentar no sofá e pegar aquele instrumento conhecido como "controle remoto", o qual conhecemos tão bem que passamos pelos mais variados canais e programas sem precisar ao menos olhar para ele.
Estou escrevendo essa carta para lhe dizer como foi essa experiência. Eu poderia resumir em duas palavras: NADA AGRADÁVEL, mas essas duas palavras ficariam muito vagas para um desafio tão complexo (não esqueça que eu sou uma adolescente com os meus 15 anos e como boa adolescente, minha tendência é exagerar um pouco.... ou muito!).
Passar essa semana não foi fácil! Foram 7 dias, 168 horas, 10.080 minutos e 64.800 segundos de vontade de assistir. Não assisto novela mas.... como viver sem assistir aquele seriado?? Como saber as tendências do momento?? Fazer ou não fazer esse propósito? São dilemas que eu passei e (por mais incrível que possa parecer) SOBREVIVI!!
Claro, você deve estar esperando a parte boa... Tive mais tempo para estudar e ler, arrumei meu guarda-roupa, não tive a dor no coração de ver meu time - São Paulo Futebol Clube - perder uma partida.
Logo que topei participar do desafio coloquei na minha cabeça: "Vou me esquecer involuntariamente da minha promessa e logo no primeiro dia da semana vou assistir minha querida tevêzinha sem culpa", mas não foi bem assim... Sempre que eu pensava em assistir, o Espírito Santo me lembrava da minha promessa. E eu não assisti. Cumpri minha parte nesse desafio e estou aqui, contando para você como foi.

No final das contas valeu a pena!!




















Maria Alice




4 comentários:

  1. Parabéns pelo esforço e dedicação!!
    Que Deus continue te abençoando e te usando cada dia mais...

    Abraço,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Maria Alice, a vida é cheia de desafios, que você consiga vencê-los com a mesma perseverança.
    Bom trabalho!
    Beijos
    Angela

    ResponderExcluir
  3. Maria Alice, você é um bonito exemplo de esforço e dedicação, que Deus te faça muito feliz e prospera em tudo o que fizer.
    Te admiramos,
    Bjos,
    Ester e Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  4. Você sempre foi meu orgulho!!!!!!!!!
    Continue assim, bjs Claudia.

    ResponderExcluir

Por que tenho dificuldades para me relacionar com os meus pais?

Na maioria das vezes, porque os pais tem dificuldade de enxergar a vida com os olhos de um adolescente, os adolescentes tem dificuldade para enxergar a vida como seus pais a vêem. Quase sempre quando os pais são vistos como chatos, os filhos precisam compreender que por traz desta atitude, existe amor, cuidado e preocupação. Você custou muito caro para seus pais, em todos os sentido, e tudo o que nos custa caro, temos um cuidado especial. Eu penso que para os jovens começarem a se dar bem com os pais, é necessário "compreender para depois ser compreendido". Não é por acaso que a Bíblia diz": "Honra teu pai e a tua mãe..." (Ef. 6.1-3). Um pouco de paciência e compreensão vai resultar na bênção de Deus sobre a tua vida jovem.